A produção de um documentário sobre a história da Comunidade São Cristóvão, pela equipe do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, resultou no recebimento de uma bela homenagem do Poder Legislativo.
O Inventário Participativo da festa da comunidade envolveu pioneiros, moradores, estudantes, professores e direção da Escola São Cristóvão.
No dia 11 de março, a entrega da Moção de Aplausos, reconheceu o longo e detalhado trabalho realizado pela instituição museológica. A homenagem foi entregue pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Sandra Barzotto.
“Eu acompanhei grande parte desse trabalho e percebi a importância de se manter viva a memória de nossos pioneiros, que ajudaram a desbravar essa região. Acompanhei a emoção de muitos desses personagens, relatando suas vivências, e sabemos que a manutenção dessas histórias será preservada pelo Museu Histórico de Lucas do Rio Verde”, comentou a presidente da Câmara.
A pesquisa teve como objetivo ainda, a proposição do Tombamento da Festa de São Cristóvão como o primeiro bem cultural imaterial do município. O coordenador do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, Oliveira Neto, recebeu a homenagem e destacou a importância do reconhecimento.
“Esse trabalho foi feito por muitas mãos. Não é fácil produzir um inventário participativo, porque não se trata apenas de realizar uma pesquisa. Trata-se de pesquisar as histórias, documentar o material coletado, preservar as memórias e expor ao público como devolutiva do trabalho realizado, o que proporcionará materialidade didática para promover conhecimento sobre nossa história e esse é o grande desafio. Eu estou bem alegre de termos esse trabalho reconhecido e estendo essa homenagem à toda Comunidade de São Cristóvão, que nos ajudou muito em todo processo”, destacou Oliveira Neto.
A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, enfatizou a importância das ações culturais que vêm ocorrendo em Lucas do Rio Verde.
“Estamos muito felizes em ver várias ações culturais se destacando na cidade. Além do Museu Histórico que foi homenageado com muito mérito, tem outras produções culturais sendo reconhecidas como no caso do teatro, artesanato, biblioteca, enfim, várias frentes de ações em destaque. Tudo graças ao trabalho coletivo e a gente agradece muito a Gestão Municipal, em nome do prefeito Miguel Vaz, pela confiança depositada em nossa equipe”, agradeceu Luciana.
fonte:lucasdorioverde.mt.gov.br
- Israel Rolamentos Giannizzini, vice-campeão municipal 2024 da Copa Martinello-Cicredi de futsal
- Secretaria de Esporte: Corrida da Primavera será no domingo e kits já podem ser retirados
- Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Luto! Sócio-proprietário da Agro FM, Marcos Ribeiro, morre em acidente automobilístico
- Padre Paulo Antônio Muller, faleceu na manhã desta quarta-feira 04/12/2024
- Prefeitura de Lucas do Rio Verde integra Circuito Natalino para fortalecer turismo e economia no norte de Mato Grosso
- Icofort, de óleo de algodão, projeta receita bilionária com planta em MT
Leave a Reply