“Mel do Xingu” já foi selecionado em quatro festivais nacionais em 2024

O documentário “Mel do Xingu” será lançado na próxima terça-feira, 12 de novembro, no Auditório da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde.

Com duração de 18 minutos, o curta foi produzido com grande dedicação, contando com o apoio do edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e de diversos patrocinadores.

“Mel do Xingu” já foi selecionado em quatro festivais nacionais em 2024 e apresenta as histórias inspiradoras das comunidades indígenas do Médio Xingu, que têm encontrado autonomia e sustentabilidade através da apicultura.

Um dos pontos altos do filme é a utilização do Método Recuo para o manejo das abelhas africanizadas nas aldeias. Essa técnica, desenvolvida pela Professora Clarice Sauressig, evita alterar a rota dos insetos durante a colheita, reduzindo o estresse das abelhas e promovendo um manejo mais sustentável.

O projeto foi realizado em colaboração com a Aviação Agrícola e Apicultura, com apoio significativo do Poder Judiciário, através da Vara Criminal de Sorriso, e do Centro de Prisão Provisória (CPP). Também contou com o suporte da Prefeitura de Feliz Natal, liderada pelo Prefeito Toni Dubiella (MDB).

Destaque para o piloto Antônio Carlos, conhecido como Comandante Antônio, da Aviação Agrícola, que desempenhou um papel fundamental na implantação do projeto, capacitando diversas etnias indígenas da região. A iniciativa visa gerar renda sustentável e melhorar a segurança alimentar das comunidades indígenas do Médio Xingu.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *